Buscar

Encerra-se a primeira edição do Go Teatro.

Atualizado: 15 de Fev de 2019

Primeiro ano do projeto de crítica teatral em Goiânia planeja novidades para 2019 .

A primeira edição chega ao fim com novidades a vista.

Com a chegada do fim do ano, nos vemos em meio a recessos e festas que marcam, muito mais pela imposição do calendário do que pela consciência dos processos vividos, o fim de mais um ciclo. Para o GO Teatro, 2018 foi o ano zero. Portanto, encerra-se agora o seu ciclo originário, um tempo de criação e construção em que o maior desafio era tirar ideias do papel, estruturar o projeto, planejar e trazer à luz e ao público uma proposta de reflexão e debates.


O portal GO Teatro está no ar, e o plano é que siga assim, uma plataforma sobre o teatro em Goiás e no mundo, aberta a todos que queiram participar, enriquecendo a discussão e a crítica com diferentes pontos de vista e percepções. A ideia é que o portal vá além da publicação de críticas, para que possamos divulgar entrevistas, matérias e artigos sobre as artes da cena. Além disso, depois da realização do Seminário GO Teatro, com ótima acolhida do público, queremos realizar uma mostra de teatro na cidade. Essas são algumas das propostas para o futuro do GO Teatro, para os ciclos porvir.


Entretanto, os desafios para a continuidade do trabalho se colocam desde já, não só para nós, mas para todas as áreas da cultura. O 2018 que se encerra, politicamente, põe fim a um ciclo trágico para o financiamento cultural em todo o país. Para não citar a realidade, talvez mais grave, de outros estados, o Fundo de Arte e Cultura de Goiás fecha o ano, e o governo, sem haver pagado projetos que esperam recursos desde 2015. Dentre tantos, estamos nós, aprovados no FAC 2017, e agora sob a incerteza de como e quando daremos seguimento às nossas atividades.


Infelizmente, os novos governos que assumem não simbolizam mudança de rumo no trato e valorização da Cultura. Na escala federal, o viés ideológico dos líderes eleitos que condenam o financiamento público e deslegitimam a produção cultural chega ao desrespeito com os artistas. No estado, a volta da Secretaria de Cultura é um tímido aceno à classe diante da complicação contábil em que se encerra o atual governo, sem honrar os pagamentos do FAC. FAC esse que acaba de lançar novo edital: incoerência que insulta a população e deslegitima tão importante instrumento da cultura.


E mesmo diante de tudo, muitos afirmam que temos de agradecer pois seríamos, em Goiânia, das poucas cidades que mantiveram os incentivos municipais. Os tempos são difíceis e os desafios se multiplicam, tornam mais complexo do que sempre foi produzir e difundir bens e produtos culturais, promover a arte e a sensibilização das pessoas. No entanto, é desse intuito e diante do afã dos públicos de consumir e viver a arte que retiramos motivação e razão para seguir. É por isso que resistimos e nos reinventamos, tanto estética quanto estrategicamente, produzindo uma arte e um pensamento artístico que nos leve adiante e leve adiante ideias e novas formas de pensar e construir nossa realidade.


Finalmente, é pela esperança que não morre que nos colocamos a agradecer, certos de que o reconhecimento e a união serão a razão e a recompensa dos nossos esforços. O GO Teatro, ao contrário do que a crítica inicialmente pode suscitar, tem como mote a cooperação, a união e a diversidade de ideias e pensamento. O objetivo da crítica que realizamos é a valorização dos artistas, o reconhecimento da produção e a difusão do nosso teatro, sempre em busca do aperfeiçoamento e da qualidade das obras. Portanto, agradecemos a todos, artistas e públicos, que nos receberam com interesse, respeito e entusiasmo, aos que participaram dos debates nos teatros, aos que estiveram presentes no Seminário GO Teatro, aos que compartilharam nossos textos, aos que nos deram feedback e a todos os nossos leitores. Muito obrigado! O trabalho seguirá!


Feliz Natal e feliz ano novo a todos!

27 visualizações
Copyright © GO Teatro 2018. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Rafael Freitas
Apoio:

Portal de crítica teatral em Goiânia.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now